quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Garça boieira

(Bubulcus ibis) - Linnaeus, 1758
  
A garça boieira mede de 48 a 53 cm de comprimento, tem uma envergadura de 90 a 96 cm e existe em todos os continentes. Menos esguia que outras garças, tem a plumagem branca e o bico e as pernas são de cor amarela, tornando-se alaranjada na altura da reprodução.

Frequenta habitualmente terrenos de cultivo, onde procura alimento, mas também pode ser vista nas margens de lagos e rios. Tem grande capacidade de subsistência mesmo em situações de falta de água, por isso pode também ver-se em ambientes secos. É comum observar-se entre animais herbívoros (bovinos e ovinos) enquanto pastam e também seguindo máquinas agrícolas durante o amanho da terra.

Possui grande mobilidade, voando em bandos desordenados.

Nidifica em árvores nas margens de lagos e rios em colónias quase sempre numerosas. Ambos os progenitores participam na construção do ninho: o macho recolhe os materiais e à  fêmea cabe a tarefa de construir. A incubação dos 4 ou 5 ovos postos pela fêmea cabe alternadamente a ambos e prolonga-se por cerca de 24 dias.

Alimenta-se sobretudo de insetos e pequenos vertebrados (moscas, borboletas, gafanhotos, grilos, aranhas sapos e peixes).

Reino:   Animalia
Filo:      Chordata
Classe:  Aves
Ordem:  Pelecaniformes
Família:  Ardeidae
Género: Bubulcus
Espécie: B. ibis


                       Imagem captadas em Foros de Vale de Figueira, Montemor-o-Novo






















1 comentário:

Anónimo disse...

João

No norte do Alentejo chamam a esta ave "carracêro". Talvez porque é vista em cima do gado bovino a "catar carraças"(?).

3A.B.