sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pernilongo

(Himantopus himantopus) - Linnaeus, 1758

De plumagem branca e preta, parda nos imaturos, pertencente ao grupo das límiculas, o pernilongo assemelha-se a uma cegonha em miniatura. Como pernalta que é, possui pernas muito compridas, cor de rosa avermelhada. O seu bico preto, comprido, brilhante e ponteagudo está perfeitamente adaptado à alimentação em águas pouco profundas. Mede entre 35 a 40 cm e pesa de 170 a 200 gramas. Fora da época da nidificaçãoção pode ser visto em pequenos bandos.

O casal, sazonalmente monogâmico, utiliza como ninho uma cova no solo, perto da água. A postura é de 2 a 4 ovos, cor de azeitona com manchas pretas, que facilmente se confundem com o solo. A incubação, com cerca de 25 dias de duração, é feita pelo casal.  As suas crias, muito precoces e nidífugas, possuindo grande capacidade de se auto-alimentarem, abandonam o ninho logo que se dá a eclosão.

Vive em ambientes aquáticos lamacentos: salinas, viveiros, charcos, lagos pouco profundos, arrozais e outros terrenos encharcados.

Alimenta-se de invertebrados aquáticos incluindo insectos, larvas bivalves, crustáceos e vermes, mas também de pequenos vertebrados como girinos e peixes. É muito activo na procura de alimentos.

No Sul do País pode-se considerar como uma espécie sedentária. As Rias Formosa e de Castro Marim e também os estuários do Tejo e do Sado são os locais privilegiados para a sua observação.

Reino:   Animalia
Filo:      Chordata
Classe:  Aves
Ordem:  Charadriiformes
Família:  Recurvirostridae
Género:  Himantopus
Espécie: H. himantopus

                                                  Imagens captadas em Alcochete












Sem comentários: